Mini Projeto de Engenharia de Software
O projeto se baseia em construir, em grupo, o jogo Tetris utilizando as ferramentas JavaScript, HTML e CSS. O fato do projeto ser um jogo ajudou muito o time, que em sua maioria não tinha experiência prévia com tais tecnologias, a se familiarizar com os conhecimentos que serão necessários para a realização do projeto geral da cadeira de Engenharia de Software.
A forma como nós organizamos a realização das features se baseou nesses quatro pilares, seguindo em ordem: Aprendizado, Aplicação, Deploy e Análise. No Início, os membros da equipe se dividiram para estudar os conteúdos e replicar os códigos encontrados na internet por conta própria. Após isso, com cada membro trabalhando no próprio mini game, começamos a integrar as alterações que cada um fez no próprio projeto para o resultado final ganhar caractéristicas únicas em relação às soluções já encontradas na internet.
A partir disso, com os códigos integrados, começamos os processos de análise junto com o de deploy, visto que colocamos o projeto no ar e começamos a encontrar diversos pequenos erros no sistema. Esses pequenos bugs foram resolvidos sempre em grupo, nas chamadas do google meet e nos rápidos avisos pelo grupo do whatsapp, visando simplificar e organizar as mudanças realizadas no código por cada um. Utilizamos o github como plataforma para armazenar o nosso repositório e, para automatizar o processo de versionamento do código, o git.
Como conclusão, notamos que o time aprendeu bastante sobre desenvolvimento web, JavaScript, lógicas de deploy e trabalho em grupo no cenário de tecnologia. Notamos que caso a comunicação não seja precisa e direta, os códigos começam a conflitar de todas as formas, tudo começa a ficar mais complicado e a adição de features se torna inviável. Esse foi o ponto mais importante, e, por isso, já traçamos algumas estratégias para driblar esse tipo de problema, como a aplicação de boas práticas de programação, comunicação e de versionamento de código na plataforma git/github.